Recebendo uma intercambista – AIESEC

Olha só quem apareceu!!!! Hahaha 🙂

Quem me conhece sabe que em Julho de 2015, eu e minha família recebemos uma intercambista da Turquia, a Gözde, que veio fazer trabalho voluntário, pela AIESEC. Foi uma experiência incrível para nós, realmente gostamos muito, eu me diverti pra caramba!
Para mim foi muito legal receber logo depois de fazer intercâmbio. Me senti como se estivesse devolvendo todo o bem que recebi quando morei na casa de outras famílias. Quem sabe em breve meus pais não decidem receber outro!! E quando eu estiver mais velha, sem dúvida alguma, quero receber intercambistas, sempre que puder!

g

11694903_10207209699589258_8752620261601921699_n.jpg

g1.jpg

Alguns meses atrás pedi para a Gözde compartilhar um pouco sobre a experiência dela aqui no Brasil, para eu postar aqui. E aqui está o que ela escreveu…

Uma Aventura Inesquecível,
de Gözde Öztürk

          “Era uma vez uma garota que queria viajar o mundo. Até que ela teve a oportunidade de visitar o Brasil, e corajosa como ela é, aceitou! E a aventura começou…” foi o que Rose, minha host mother, escreveu, na primeira página do álbum de fotos que a família me deu de presente. Eu li, com lágrimas dos olhos, logo antes de sair de casa para o aeroporto.
Desculpa por começar pelo final, deixa eu me apresentar! Meu nome é Gözde e sou da Turquia. Eu fui para o Brasil em Junho de 2015 e fiquei lá por 6 semanas. Fui, principalmente, para fazer trabalho voluntário na ONG Arrastão. Mas a experiência foi muito mais longe do que eu imaginava!

12239697_174850422863521_8854663169324688125_n.jpg

Morei com uma ótima família que cuidou de mim, me ajudou com tudo e me aceitou, com muito amor, e sem esperar nada de volta. A família é composta por quatro membros.
          Um cachorro muito fofo, que gostava de ficar sentadinho do meu lado todas as manhãs, enquanto eu tomava café…que me salvou quando fiquei presa no banheiro, pois ficou latindo na frente da porta..que gosta de fazer cocô no tapete porque fica bravo que o deixamos em casa sozinho…e que tem um pêlo extremamente macio e olhos adoráveis. Esse é o Theo.
Outro membro é o Jô, meu host father, também um super-herói, porque resolvia todos os meus problemas, até consertar meu prendedor de cabelo. Ele até aprendeu o básico de inglês para conseguir falar comigo. É madrugador, um pai e marido apaixonado, e um ótimo consertador!
A Rose, minha host mother, muito companheira. Me ouvia, me ajudava.. uma ótima host com amor e carinho genuínos. Sempre disposta a aprender, principalmente sobre a cultura Turca…uma excelente mãe, esposa, empresária, se tornou um exemplo para mim!
Finalmente, minha host sister, Ana, que me acompanhou nessa verdadeira aventura e segurou minha mão quando eu precisava. Ela me recebeu muito bem, me emprestou seu próprio quarto e me levou ao trabalho nos primeiros dias. Tive ótimos momentos com ela, todo lugar que íamos, era uma experiência diferente e nos divertíamos muito! Ela é bonita, inteligente, e adora a Audrey Hepburn tanto quanto eu. Tive muita sorte de tê-la enquanto estava no Brasil.
Agora vou contar um pouco sobre minha aventura no Brasil. Bom, muitas coisas aconteceram nessas 6 semanas, mas para resumir, tive a experiência da minha vida! Explorei uma cultura totalmente diferente, conheci muitas muitas pessoas (do Brasil e de vários outros lugares). Todos foram extremamente gentis e hospitaleiros. Tive a chance de descobrir mais sobre mim mesma.
Fiz coisas que nunca nem imaginaria fazer na Turquia! Peguei carona no carro da polícia, dancei no bar na frente de todo mundo depois de perder uma aposta, quase me afoguei nas fortes ondas de Ipanema, etc. Chorei algumas vezes, mas ri muito. Sentia saudades da Turquia, mas ao mesmo tempo não queria sair de São Paulo. Prometo que vou voltar um dia!

g3.jpg

          Foi difícil me comunicar por não saber muito da língua portuguesa, mas encontrei uma forma de entender as pessoas e me expressar bem, mesmo sem falar Português. (Mas aprendi muitas coisas no idioma e ainda lembro! 😀 ).

11750716_10207428209171861_2006938952088346561_n.jpg

         Representei minha cultura num país diferente, mostrei um pouco do meu mundo para tantas pessoas, para pelo menos despertar um pouco de curiosidade dentro deles para conhecer onde moro, e quem sabe me visitar um dia!
Recebi tanta ajuda, presentes, carinho dos meus hosts e amigos… Vi lugares lindos, como o Corcovado, Copacabana, Avenida Paulista…  Aprendi que dividir não é impossível, mesmo nesse nosso mundo cheio de competição e egoísmo, e que gentileza abre muitas portas.
Tive 6 semanas incríveis e eu não teria conseguir passar por tudo sem minha host family. Obrigada por tudo! Amo vocês e a Turquia espera uma visita!

-Gözde Öztürk

Deixe uma Resposta

